• Cadastro
search
Login
0 votos
15 visitas
Iniciante 336 pontos

2 Respostas

1 voto
Sabemos que as contribuições para o INSS de hoje pagam aos idosos que já estão aposentados. Mas, o que precisamos observar é que, antigamente, as pessoas tinham muitos filhos (13 filhos era algo comum). Mas, hoje em dia, as pessoas estão adiando esse fato, e quando têm, é em torno de 2 a 3 filhos por família.
Mas, se a população brasileira está envelhecendo (desde minha 7ª série que estudei que a base da pirâmide está aumentando), como que cada vez um número menor de trabalhadores pagará um número cada vez maior de aposentados? É por esse fato que muito se fala em quebra da previdência, e isso reflete muito para os investidores externos. Não é parcialidade, nem uma opinião tendenciosa, é apenas uma observação evidente em qualquer lugar do Brasil, salve raras exceções.
Iniciante 345 pontos
0 votos
A previdência pública do Brasil está quebrada porque ela se baseia no seguinte esquema: pessoas mais novas trabalham para garantir o sustento das pessoas que já aposentaram. Isto é um problema porque a população está vivendo mais e está tendo cada vez mais pessoas aposentadas e menos pessoas trabalhando para sustentá-las (a taxa de natalidade tem caído). Portanto, o melhor sistema seria o de capitalização, em que a pessoa acumula o próprio dinheiro ao longo da vida e recebe este mesmo dinheiro na sua velhice.
Iniciante 233 pontos
...