search
Login
Bazorg é um diretório de fóruns sobre os mais variados temas. Os membros participam enviando novos posts e avaliando o conteúdo gerado pela comunidade. Saiba mais.
0 votos
Você sabia que o sono como aliado do ser humano é importantíssimo.

 Quer saber o que ocorre durante o sono? Imagine o seu corpo como uma fábrica. Conforme você adormece, seu corpo começa o turno da noite:

Restabelecer as células lesionadas
Estimular o sistema imunológico
Recuperar-se das atividades do dia
Recarregar o coração e o sistema cardiovascular para o dia seguinte
Todos nós sabemos o valor de dormir bem e todos já nos sentimos revigorados após uma boa noite de sono (e exauridos após uma noite de sono ruim). Porém, apesar de sabermos disso, na vida cotidiana agitada, muitos de nós não estão conseguindo obter o sono de qualidade nem as 7-9 horas de sono que o corpo necessita para executar essas funções.

Entendendo o ciclo do sono
Entender o que acontece durante o sono também significa entender o ciclo do sono. Durante a noite, o nosso corpo alterna entre duas fases de sono recorrentes: a REM (de movimento rápido dos olhos) e a NREM (ou não-REM, sem movimento rápido dos olhos). Ambas as fases são importantes para diferentes funções do corpo. Por exemplo, um hormônio que é essencial para o crescimento e desenvolvimento só é liberado no último estágio do sono NREM.

Se os ciclos REM e NREM forem interrompidos várias vezes ao longo da noite, devido ao ronco, a dificuldades respiratórias ou despertares frequentes por toda a noite, perdemos processos vitais do corpo, o que pode afetar nossa saúde e bem-estar não só no dia seguinte, mas também a longo prazo.

O que ocorre se você não consegue dormir o suficiente?
Se o seu organismo não tiver chance de se recarregar corretamente (alternando entre as duas fases do sono, REM e não-REM), você já começará o dia seguinte em desvantagem. Poderá sentir:

Sonolência, irritabilidade ou, certas vezes, abatimento
Dificuldade de absorver novas informações no trabalho, se lembrar de coisas ou tomar decisões
Vontade de ingerir mais alimentos prejudiciais à saúde, que podem causar ganho de peso1
Se isso ocorrer dia após dia, noite após noite, você pode imaginar a tensão provocada sobre seu sistema nervoso, seu corpo e sua saúde global. Então, se não estiver dormindo bem ou se sentindo na melhor forma, é importante consultar o seu médico. Saiba como conversar com o seu médico sobre seus hábitos de sono.

Referências
01 Estudos mostram que as pessoas com sono também tendem a preferir alimentos ricos em carboidratos e gorduras. Morselli L, Leproult R, Balbo M, Spiegel K. Role of sleep duration in the regulation of glucose metabolism and appetite. Best Pract Res Clin Endocrinol Metab. Outubro de 2010. Parte desta pesquisa foi apoiada por bolsas do US National Institute of Health. 24(5):687-702
https://www.resmed.com/pt-br/consumer/diagnosis-and-treatment/healthy-sleep/what-happens-during-sleep.html
postado 631 pontos

1 Resposta

0 votos
Djavi amigo, depois de ler esse texto todo, confesso que fiquei com sono. E como amanhã é dia de  batente, daqui a pouco vou acordar a minha caminha. Eu gosto muito de dormir bem, para sonhar melhor...
Abraço
respondida 592 pontos
Olá,  andei de mal humor pelo efeito colateral de um remedio que tomei para controlar a glicemia. Agora o sono, eu estou tomando suco de maracujá. Tenho sono leve e até o barulho da geladeira me acorda rsrs.

Posts relacionados

1 voto
2 respostas
Você é que nem a Petrobras, adora encarar desafios ?
postado 8 Out Djavi 631 pontos
0 votos
1 resposta
A música, tem por missão, embalar as Almas em sentimentos profundos...
postado 30 Set Cigano - Romany 592 pontos
0 votos
1 resposta
Os sentimentos fazem parte da nossas vidas.!. Por quê não trata-los com Poesia.?.
postado 30 Set Cigano - Romany 592 pontos
1 voto
1 resposta
Existe algo pior do que morar em um lugar onde o calor é tão intenso que não dá nem para sair da porta de casa durante o dia?
postado 25 Set rodriguez 190 pontos
2 votos
2 respostas
É possível uma pessoa perder a alegria de viver. Por ter passado uma decepção ou por saber que no final só lhe restará um caminho. Por não ter algum conhecimento espiritual?
postado 19 Out Djavi 631 pontos
...