• Cadastro
search
Login
1 voto
52 visitas
Poesia e música em si tem muito haver uma com a outra e ambas pode ser considerado uma mesma vocação ,já a leitura e a filosofia também  tem alguma relação com Poesia e Música , Mas não ao ponto de se considerar uma mesma vocação!

Eu mesmo ,gosto de musicas e poesias (apesar de não ser viciado nisso) e quanto a filosofia sou muito fraco nesse quesito e não costumo ler livros ,Eu acho legal algumas musicas e poesias porque expressamos nosso sentimento na hora ,seja por emoção ou por humor,para mim ouvir alguma musica que gosto ou fazer uma poesia me acalma e me anima na hora se eu estiver confuso !

mas vejo o quanto as pessoas leem livros e se baseiam em filosofia, eu respeito ,mas como disse para mim além da energia do universo eu em segundo lugar ouço algumas musicas,paródias e piadas, acho que eu mesmo se fosse ficar lendo livros de filosofia direto não me fluiria igual a musica e poesia!

Sera que para quem precisa a melhor forma de auto-ajuda não seria em musica e poesia ao invés de filosofia?
qual a opinião de vocês nesse quesito?

Para mim sempre me fluiu mais a musica e poesia (expressão momentânea de sentimento ou dar um recado a sociedade) do que Leitura que as vezes nem sabemos se realmente precisamos daquilo que esta escrito e precisamos ler várias páginas que parece que estamos fazendo um trabalho de escola(Trabalhos de Escolas para mim era uma tortura,rs)
Iniciante 744 pontos
republicada por

3 Respostas

1 voto
As pessoas tem uma ideia errada do que é filosofia justamente por não lerem livros de filosofia. A filosofia não é auto-ajuda (embora possa funcionar como)  não é para inspirar, não é pra fluir nada. Filosofia é uma ciência, não é manifestação sentimental. Se colocasse um autor de livro de auto-ajuda ou um poeta e um filósofo juntos, o segundo iria colocar em dúvida através de argumentação todas as coisa inventadas pelo primeiro, pois é isso que a ciência faz, colocar em dúvida.

Se um poeta ou músico diz "Ninguém é feliz sozinho", o autor de livros de auto-ajuda diz "amém" . Porém, o filósofo diz "A menos que vocês conheçam todas as pessoas felizes, isso é uma falácia da generalização precipitada".

Se procura respostas existenciais dentro da filosofia, pode encontrar em ontologia, onde a filosofia Antiga criava várias hipóteses sobre "como ser feliz" e outras questões existenciais. Alguns autores de auto-ajuda adaptaram essas hipóteses com frases bonitas como verdade absoluta para venderem livros como ignorando todas as discussões posteriores. Outros adotaram o misticismo, como o The Secret, que é facilmente refutável por um filósofo amador. A auto-ajuda, a música e a poesia só levam vantagem mesmo por seu efeito placebo, coisa que a filosofia com seu acadecismo e por não ter o propósito expressão sentimental deixa de lado.

Quanto à pergunta principal, de utilidade, é errado dizer que poesia e música são mais úteis. A física usada na construção de carros é parte da filosofia (metafísica) , a biomedicina usada para criar remédios é parte da filosofia (metafísica). Sem as teorias de filosofia no campo da física e da música não saberíamos o que é Dó Ré Mi. Todas as ciências são parte da filosofia e têm contribuição imprescindível à vida humana. Ninguém cura câncer de música e poesia, mas a quimioterapia se construiu desde os primeiros filósofos empiristas até o método empírico atual das ciências biológicas.

Quanto aos livros, este não posso discordar por ser questão de preferência apenas. Você prefere música e poesia, outros preferem livros... normal.
Iniciante 237 pontos
1 voto
O nosso amigo e companheiro Joker já falou quase tudo sobre filosofia e Poesia. Por tanto, resta muito pouco para dizer. A não ser que: a filosofia é a ciência que engloba todas as ciências, incluindo a poesia. Tudo a nossa volta, da matéria até o átomo, é explicado a luz da filosofia.
Os poetas baseiam-se na filosofia para com ela fazer os mais lindos poemas do universo.
Abraço
Iniciante 596 pontos
1 voto
Oi !
O aprendizado filosófico é muito importante para compreensão de muitos conceitos. Já em termos de filosofar : Essa parte cabe aos conceituadores; Mesmo assim eu tenho a minha parte empírica. Que me acalma com a música e a poesia. Já que filosofo em muitos conceitos e da mesma forma apenas em um. O conceito próprio do poeta e do filósofo. Ambos : Filosofia, poesia e música, precisam de inspiração.
Bye.
Iniciante 647 pontos
...