• Cadastro
search
Login
0 votos
23 visitas
Gostaria de perguntar para vocês como vocês incentivam o hábito da leitura. Ironicamente, sou aluno de Letras, era um leitor ávido antes da faculdade... Mas o curso acabou destruindo as minhas práticas anteriores e fazendo com que um hábito que me trazia tanta alegria se tornasse em um grande sofrimento por causa da obrigação de ler. Alguma sugestão?
postado 127 pontos

2 Respostas

1 voto
Este é um sério problema. Como mãe de adolescente, vejo que o colégio com lista de livros para o vestibular, acaba desestimulando a leitura. Os jovens vão se identificar com o linguajar rebuscado do século retrasado? Isto tem que ser repensado urgentemente. No caso de leitura já na faculdade, acho menos grave. A pessoa já está formada e consegue avaliar a leitura obrigatória de livros técnicos como necessário para a profissão e pode conciliar horas vagas com leituras para edificar seu espírito.
respondida 198 pontos
procura versões desses mais clássicos para jovens. Eu sempre amei clássicos, mas realmente no geral precisa ter uma introdução aos poucos, intercalando com outras leituras que o jovem gosta. Hoje em dia tem vários canais literários também, que falam no estilo deles para explicar as obras.
ler o que não há identificação pode ser um duro golpe no desenvolvimento do hábito da leitura para jovens. Pode não ter volta.
Acho que os clássicos não deveriam ser obrigatórios nesta idade e deveriam ficar restritos a cursos específicos e a quem aprecia, como você. Não se trata de interpretar os clássicos em outra linguagem para os jovens. Minha opinião
realmente em certas idades não é aconselhável mesmo, sem contar que nas escolas é tudo empurrado goela abaixo. Mas eu entendo as escolas e vestibulares colocarem na lista, pois a maioria conta alguma história que faz sentido para a sociedade, mas a didática de apresentar essas obras poderia ser melhor. Não sei atualmente como está no geral, mas na lista de obrigatórios pelo menos na federal daqui vi obras mais atuais nos últimos anos, acho que aos poucos vai mudando, mas vai demorar ainda.
0 votos
Passei pelo mesmo que você, o que mais me ajudou foi entender que o meu gosto mudou. antes da faculdade eu preferia alguns gêneros e hoje prefiro outros, isso em decorrência do amadurecimento e da mudança de pensamento que a faculdade gera. esse foi pra mim o primeiro passo.
outra coisa foi tornar novamente a leitura uma coisa do cotidiano, tentando conversar sobre isso com pessoas próximas, vendo resenhas no youtube e sempre com um livro por perto. ao poucos fui retomando e hoje to lendo como lia antes, bem feliz pq é a coisa que eu mais gosto.
respondida 290 pontos

Posts relacionados

0 votos
1 resposta 25 visitas
25 visitas
o racismo se deu origem da existência da escravidão, hoje em dia já de muito tempo a escravidão foi abolida ,Mas na pratica ainda existe independente da cor da pele da pessoa ,mas quanto a isso com o tempo com fim da impunidade pode acabar, até porque a ... contra, qual seria a melhor de conscientizar de verdade as pessoas que o racismo deve ser extinto e que todo ser-humano merece respeito?
postado 20 Nov, 2018 Senhor Street 670 pontos
1 voto
1 resposta 20 visitas
20 visitas
Em outras palavras: preciso apreender a escolher a melhor resposta. Quais os passos que devo dar.?.
postado 25 Set, 2018 Cigano - Romany 602 pontos
0 votos
2 respostas 16 visitas
16 visitas
Dizem que doar sangue é gratificante, eu estou me preparando para ir doar pela primeira vez (pretendo fazer ainda esse ano),sem duvida é um ato de amor ao próximo que salva muitas vidas ,e muita gente "infelizmente" não pode doar por causa de alguma situação de ... que mais gente doe sangue? e se nas escolas desde cedo começassem a educar as crianças e adolescentes a importância de se doar sangue?
postado 16 Nov, 2018 Senhor Street 670 pontos
3 votos
3 respostas 34 visitas
34 visitas
Teríamos novas eleições ou nada iria acontecer?
postado 29 Set, 2018 juliaxp 290 pontos
1 voto
3 respostas 971 visitas
971 visitas
Vejo que o modelo tradicional de sala de aula está cada vez mais defasado e menos atrativo para a nova geração que vem aí, acostumada com a facilidade do acesso a informação. Como você acredita que será a evolução da maneira de educar?
postado 22 Set, 2018 gadelha 338 pontos
...