• Cadastro
search
Login
0 votos
29 visitas
Gostaria de perguntar para vocês como vocês incentivam o hábito da leitura. Ironicamente, sou aluno de Letras, era um leitor ávido antes da faculdade... Mas o curso acabou destruindo as minhas práticas anteriores e fazendo com que um hábito que me trazia tanta alegria se tornasse em um grande sofrimento por causa da obrigação de ler. Alguma sugestão?
Iniciante 157 pontos

2 Respostas

1 voto
Este é um sério problema. Como mãe de adolescente, vejo que o colégio com lista de livros para o vestibular, acaba desestimulando a leitura. Os jovens vão se identificar com o linguajar rebuscado do século retrasado? Isto tem que ser repensado urgentemente. No caso de leitura já na faculdade, acho menos grave. A pessoa já está formada e consegue avaliar a leitura obrigatória de livros técnicos como necessário para a profissão e pode conciliar horas vagas com leituras para edificar seu espírito.
Iniciante 365 pontos
procura versões desses mais clássicos para jovens. Eu sempre amei clássicos, mas realmente no geral precisa ter uma introdução aos poucos, intercalando com outras leituras que o jovem gosta. Hoje em dia tem vários canais literários também, que falam no estilo deles para explicar as obras.
ler o que não há identificação pode ser um duro golpe no desenvolvimento do hábito da leitura para jovens. Pode não ter volta.
Acho que os clássicos não deveriam ser obrigatórios nesta idade e deveriam ficar restritos a cursos específicos e a quem aprecia, como você. Não se trata de interpretar os clássicos em outra linguagem para os jovens. Minha opinião
realmente em certas idades não é aconselhável mesmo, sem contar que nas escolas é tudo empurrado goela abaixo. Mas eu entendo as escolas e vestibulares colocarem na lista, pois a maioria conta alguma história que faz sentido para a sociedade, mas a didática de apresentar essas obras poderia ser melhor. Não sei atualmente como está no geral, mas na lista de obrigatórios pelo menos na federal daqui vi obras mais atuais nos últimos anos, acho que aos poucos vai mudando, mas vai demorar ainda.
0 votos
Passei pelo mesmo que você, o que mais me ajudou foi entender que o meu gosto mudou. antes da faculdade eu preferia alguns gêneros e hoje prefiro outros, isso em decorrência do amadurecimento e da mudança de pensamento que a faculdade gera. esse foi pra mim o primeiro passo.
outra coisa foi tornar novamente a leitura uma coisa do cotidiano, tentando conversar sobre isso com pessoas próximas, vendo resenhas no youtube e sempre com um livro por perto. ao poucos fui retomando e hoje to lendo como lia antes, bem feliz pq é a coisa que eu mais gosto.
Iniciante 445 pontos
...